terça-feira, 10 de novembro de 2020

22ª ASSEMBLEIA REGIONAL NORDESTE 2 DA PASTORAL FAMILIAR


 22ª ASSEMBLEIA REGIONAL NORDESTE 2 DA PASTORAL FAMILIAR
06 e 07 de novembro de 2020

A Comissão Regional da Pastoral Familiar – Nordeste 2 realizou nos dias 06 e 07 de novembro a sua 22ª edição da Assembleia com os representantes das comissões diocesanas para discutir dentre outros assuntos o Plano Pastoral Missionário. 

Diante dos cuidados com a saúde em que o momento ainda exige por conta da pandemia, o evento aconteceu pela primeira vez de modo remoto através de uma plataforma virtual o que, por outro lado, possibilitou o maior número de participantes. Além de coordenadores gerais e dos setores, o evento também contou com a participação de assessores eclesiásticos, secretários e tesoureiros chegando a aproximadamente 300 participantes,  representantes de 20 (Arqui)dioceses dos Estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Os preparativos

Nas últimas semanas que antecederam o evento, a comissão regional se reuniu remotamente por várias vezes para planejar, preparar a programação e principalmente se habituar com a plataforma virtual que serviria de base para o evento, todos os integrantes da comissão treinaram o suficiente para que pudessem utilizar a plataforma e conduzir as temáticas de modo remoto, apresentando slides, vídeos além de administrar a sala virtual.

A Assembleia

O Seminário São João Maria Vianney, na cidade de Campina Grande, foi o espaço escolhido pelo bispo e utilizado como apoio para a transmissão do evento. De lá, o casal coordenador regional Milton e Lourdes deram as boas-vindas junto com o Assessor Eclesiástico Pe. Ediberto, o casal vice- coordenador Sandro e Lindinalva, tivemos também, de forma remota, a participação de Pe. Crispim Guimarães - Assessor Nacional, e do casal coordenador nacional Luiz e Kathia Stolf, que expressam sua alegria em participar, mesmo que à distância, já o casal diocesano de Campina Grande, Geovaneto e Juliana, que também são os responsáveis pelo setor de Comunicação da Comissão Regional, ficaram responsáveis pela organização e transmissão da Assembleia na internet.

O Bispo Referencial do Regional, Dom Dulcênio Fontes de Matos, fez a abertura da Assembleia que teve como tema “A Palavra de Deus na vida da família” e lema “Bem-aventurados, antes, os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam. (Lc 11, 28)”. Dom Dulcênio que também é Bispo da Diocese de Campina Grande, foi enfático: “E junto da Igreja, na pertença à comunidade, na união mística com o Corpo de Cristo que a família sente-se verdadeiramente fortalecida pela escuta da Palavra. Bem-aventurada é a família que apegada à Palavra de Deus a ouve e, não obstante às limitações, procura fazer dela regra de vida”.

Em seguida, Milton e Lourdes apresentaram o Plano Pastoral Missionário 2020 – 2023 da Pastoral Familiar, primeiro uma avaliação das ações desenvolvidas até o presente momento e depois as ações a desenvolver no próximo ano, dentre elas, a Formação de Agentes para o Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio.

No sábado o professor Luís Miranda falou sobre “A espiritualidade neste novo contexto social e na vida Pastoral”. Natural de Portugal, pedagogo, filósofo, mestre em Teologia Pastoral e docente do Seminário da Arquidiocese da Paraíba, o palestrante destacou a importância dos agentes de pastoral se aproximarem dos meios de comunicação, das ferramentas digitais diante da realidade imposta após a pandemia sem perder a essência do olhar pastoral sobre as famílias.

Na sequência, os participantes foram direcionados para as salas virtuais simultâneas conforme a programação do evento. Cada sala foi coordenada pelos membros da comissão regional e teve 40 minutos para as apresentações e discussões. A sala dos assessores eclesiásticos foi coordenada por Dom Dulcênio e teve a participação de Pe. Crispim, Assessor da Comissão Nacional. Sandro e Lindinalva conduziram a reunião na sala dos coordenadores diocesanos, onde foi apresentado a proposta da Dimensão Vida, visto que eles são o casal referencial Pro-vida do Regional e tiveram a participação do casal nacional Luiz e Kátia. Na sala do setor pré-matrimonial ficaram à frente os casais Genivaldo e Lúcia, Damião e Marilene os quais tiveram a participação especial do casal nacional do setor pré-matrimonial Alisson e Solange. Já no setor pós-matrimonial, Espedito e Verônica, Ivonaldo e Rosângela foram os condutores das discussões da reunião que também foram agraciados com a participação do casal nacional do setor Ronaldo e Tatiana. A reunião do setor Casos Especiais foi conduzida pelos casais Joãozinho e Railda, Dedé e Maria houve também a participação do casal nacional do setor – Afrânio e Flávia. A reunião do Núcleo de Formação e Espiritualidade foi conduzida por Tica, Clidenor e Edite, Camelo e Socorro. Nas salas dos setores foram apresentados: a situação de cada setor nas Dioceses do Regional, a perspectiva da Comissão Nacional para o setor e por fim, apresentado as metas para 2021. Milton e Lourdes, conduziram a reunião com os agentes que por motivos técnicos não conseguiram ingressar nas salas, onde foi dito o que estava previsto para acontecer, e houve o compromisso de disponibilizar as apresentações para esses agentes.

A Assembleia foi encerrada com a Santa Missa, presidida por Dom Dulcênio e concelebrada pelo Padre Ediberto. Na homilia, o Bispo dirigiu-se às famílias pedindo-lhes que esteja atenta à Palavra de Deus e se esforçando para colocá-la em prática: “Que as famílias estejam atentas ao ensinamento dos Apóstolos e, consequentemente, da Palavra com o direcionamento da Igreja, dando importância a Palavra de Deus, sendo perseverante na oração e na espiritualidade em família, buscando estudar, aprofundar os ensinamentos da palavra, participar das celebrações, ter uma vida eucarística e atuante na pastoral familiar”, destacou.

Os seminaristas da casa, além de participarem da Santa Missa, se colocaram a disposição e ficaram responsáveis pelos momentos de oração e animação durante a Assembleia abrilhantando assim todo o evento.

Avaliação

Mesmo diante de alguns contratempos, vários participantes parabenizaram tanto pela coragem de realizar o evento no modo virtual quanto pelo conteúdo apresentado no decorrer da Assembleia.

Para Milton e Lourdes, promover uma assembleia dessa forma foi um grande desafio, porém possibilitou um maior número de participantes. “Tivemos apenas uma Diocese que não participou desta assembleia, mas o sentimento é de dever cumprido diante das condições que foram impostas em tempos de pandemia”, enfatizou o casal regional.

















































2 comentários:

  1. Foi desafiador e ao mesmo tempo muito gratificante...
    Que Deus nos abençoe nesses novos tempos de evangelizar!!!
    Gratidão Senhor por tudo! 🙏🙌🙏

    ResponderExcluir
  2. Momento de gratidão ao Regional NE2 da Pastoral Familiar pela realização da 22° Assembleia Regional. Foi sensacional!

    ResponderExcluir