quarta-feira, 20 de novembro de 2019

21ª ASSEMBLEIA REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR

21ª ASSEMBLEIA REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR
CNBB – REGIONAL NORDESTE 2
15 a 17 de novembro de 2019
Diocese de Caicó - RN

A Pastoral Familiar esteve reunida no Centro Pastoral Dom Wagner da Diocese de Caicó para a realização de sua 21ª Assembleia Regional, foram momentos de Espiritualidade, Formação, Planejamento e Confraternização.
No primeiro dia, após o acolhimento às Dioceses presentes, iniciamos nossa assembleia com o momento orante presidido por Pe. Edson – Assessor Diocesano da Pastoral Familiar. Ao término a palavra foi dada ao Mons.Welson Rodrigues – Vigário Geral, que em nome de Dom Antônio Carlos acolheu Dom Dulcênio – Bispo referencial da Pastoral Familiar, Pe. Ediberto - assessor regional, os Assessores Eclesiásticos presentes e todos os agentes de Pastoral de 18 Dioceses: Natal, Mossoró, Caicó, Paraíba, Guarabira, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Olinda e Recife, Nazaré, Palmares, Caruaru, Garanhuns, Floresta, Salgueiro, Palmeira dos Índios, Penedo e Maceió.
Terminado os momentos iniciais,  Dom Dulcênio foi convidado a apresentar a temática que norteará os trabalhos da Pastoral Familiar para o ano de 2020 – “A Eucaristia na Vida da Família” e o lema: “Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum”. Por fim o primeiro dia foi encerrado com os informes.
O segundo dia de nossa assembleia, teve início com a celebração Eucarística presidida por Dom Dulcênio e concelebrada pelos Assessores Eclesiásticos presentes. Ao término iniciaram os trabalhos com o momento formativo com o Pe. Alysson Bruno – Reitor do Seminário Diocesano de Caicó, que nos falou sobre o tema: As novas Diretrizes Gerais da CNBB e a Pastoral Familiar, terminada a apresentação os agentes foram divididos em grupos de trabalho onde discutiram propostas de ações para a Pastoral Familiar a partir dos quatro pilares: PÃO, PALAVRA, CARIDADE e MISSÃO, ao final após apresentação das discussões dos grupos, Pe. Bruno fez suas considerações finais. Encerrando a manhã louvamos a Nossa Senhora com a Oração do Ofício da Imaculada Conceição.
No período da tarde os grupos foram retomados, para, de posse da minuta do Plano Pastoral 2020 – 2023 e as propostas dos grupos da manhã, atualizarem o Plano Pastoral Missionário da Pastoral Familiar do Regional Nordeste 2. Encerrados os grupos, as propostas foram entregues à coordenação para consolidação e preparo do texto para a votação.
Encerrando a tarde os coordenadores diocesanos e/ou representantes, apresentaram a situação da Pastoral Familiar de cada Diocese, destacando a organização da Comissão Diocesana, os pontos fortes e as desafios na caminhada.
Por fim, o segundo dia foi encerrado com a confraternização dos presentes através do jantar e apresentações culturais da cidade de Caicó.
O terceiro dia teve início com a Celebração Eucarística presidida por Dom Antônio Carlos – Bispo de Caicó e vice-presidente do Regional Nordeste 2, que em sua homilia destacou a missão da Pastoral Familiar – ir ao encontro das famílias que estão nas periferias existenciais, geográficas e sociais.
Os trabalhos foram retomados – foi apresentado o trabalho pastoral sobre “Perdas e Viuvez” com o testemunho da Arquidiocese da Paraíba e da Diocese de Palmares, e apresentado informes do 18º Congresso Eucarístico Nacional que acontecerá em 2020 na Arquidiocese de Olinda e Recife. Após, foi retomado o trabalho com o Plano Pastoral, sendo apresentado a proposta de texto com as alterações sugeridas, a partir dos trabalhos em grupo. Com momentos de esclarecimentos e proposições o Plano Pastoral foi, ao final, aprovado por maioria absoluta dos presentes.
Nos momentos finais da Assembleia foi apresentado pela coordenação regional: o calendário de 2020, os informes da Comissão Nacional e a estrutura do blog da Comissão Regional; O ícone da Sagrada Família foi entregue a Comissão de Campina Grande, onde acontecerá, em junho de 2020, o Seminário Regional de Promoção e Defesa da Vida. Por último os trabalhos ficaram a cargo da Comissão Diocesana de Caicó para os agradecimentos finais. E com a bênção de envio a 21ª Assembleia Regional foi encerrada.




































Nenhum comentário:

Postar um comentário