sexta-feira, 16 de outubro de 2015



A COMISSÃO REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR REALIZOU O 1º ENCONTRO DE ASSESSORES ECLESIÁSTICOS DO REGIONAL NORDESTE 2
                Aconteceu em Recife, nos dias 13, 14 e 15 de Outubro de 2015, na sede da CNBB Regional NE 2, o 1º Encontro dos Assessores Eclesiásticos da Pastoral Familiar. Este encontro teve como objetivo: a formação permanente, a troca de experiência e a convivência entre os Padres Assessores e o Bispo Referencial, recém eleito, Dom Dulcênio Fontes de Matos, da Diocese de Palmeira dos Índios.
                O Assessor Nacional da Comissão Vida e Família, Pe. Moacir Arantes, conduziu os momentos de estudo sobre a importância do Diretório da Pastoral Familiar, aprofundando a missão da Pastoral Familiar a partir dos três setores (pré, pós e casos especiais). O padre Moacir também abordou sobre o perfil e as funções do Assessor Eclesiástico da PF, que se fundamenta na proximidade, no estudo e na oração. Segundo o mesmo, o assessor contribui para sanar dúvidas, propor caminhos, promover a mediação com o clero, movimentos, serviços, associações e pastorais para que seja desenvolvido um trabalho mais eficaz para o bem das famílias.
                No terceiro dia do encontro, Dom Dulcênio motivou os padres a partilharem suas experiências como assessores diocesanos. Em seguida, apresentou o esboço do Plano de Pastoral Quadrienal da Comissão Regional da Pastoral Familiar NE 2 a ser aprovado na Assembleia que acontecerá na Diocese de Cajazeiras, do dia 30 de outubro a 1º de novembro de 2015. Finalizando o encontro os padres avaliaram como positiva a iniciativa, propondo um novo encontro, no próximo ano, sobre as conclusões do Sínodo sobre a família.

                O Regional Nordeste 2 é composto por 21 dioceses das quais nove estiveram representadas pelos seus Assessores: Pe. José Ediberto (Palmeira dos Índios); Pe. Osmar José (Penedo); Pe. Frederico Gurgel (Palmares); Mons. José Heleno (Caruaru); Pe. Wellington (Afogados da Ingazeira); Pe. José André (Guarabira); Pe. Aparecido Francisco (Campina Grande); Pe. José Joácio (Patos) e Pe. Paulo Diniz (Cajazeiras).









Nenhum comentário:

Postar um comentário