terça-feira, 9 de novembro de 2021


23ª ASSEMBLEIA REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR

05 A 07 DE NOVEMBRO DE 2021

TEMA: Em Família: “Pão em todas as mesas”

LEMA: “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”

 

Após dois anos sem encontro presencial, a Pastoral Familiar do Regional NE 2 da CNBB voltou a se reunir no Convento de Santo Antônio, o Ipuarana, em Lagoa Seca-PB. Na ocasião, promoveu a vigésima terceira Assembleia Regional que contou com a presença dos Casais e agentes da Coordenação Regional, Casais Coordenadores Diocesanos, Assessores Eclesiásticos, Casais representantes de Movimentos e Serviços e o Bispo referencial para a Vida e Família no Regional, Dom Dulcênio Fontes de Matos.

Acerca da Assembleia, ela começou na sexta-feira (05) à noite com a palavra acolhedora de Dom Dulcênio, que também palestrou e falou sobre o “Pão em todas as mesas”. O prelado refletiu que a mesa que o Senhor prepara todos os seus filhos, é o banquete eterno, que é antecipado e vivenciado toda vez em que se comunga da Eucaristia.

“Participamos deste banquete todas as vezes que recebemos a Santa Eucaristia, presença real de nosso Senhor! É a antecipação sacramental da festa da eternidade, do domingo sem fim que viveremos na presença do Ressuscitado. É que chamamos na teologia de o já e ainda não. Já temos posse dessa realidade, mas ainda não plenamente”, disse.

Adiante, a plenária avaliou o Plano Pastoral Missionário de 2021, que em meio ao quadro de pandemia, foi considerado positivo, uma vez que a pastoral seguiu suas ações. Além disso, Dom Dulcênio apresentou o novo Assessor Eclesiástico da Comissão Regional, Padre Elvis Feliciano, do clero da Arquidiocese da Paraíba.

No dia do sábado (06), a Assembleia foi bastante produtiva. Iniciamos com a celebração Eucarística presidida por Dom Dulcênio e concelebrada pelos Assessores presentes. Com palestra proferida pelo Assessor do encontro, Pe. Elvis, com o tema - “Família, casa da Caridade a Serviço da Vida” , ele no decorrer de sua explanação, destacou a importância da família, enquanto igreja doméstica, colocar-se a serviço das demais famílias e dos irmãos a fim de promover a caridade. Em seguida, os presentes foram divididos para os trabalhos em grupo: 1) Assessores; 2) Dioceses do RN e AL; 3) Dioceses da PB; 4) Dioceses de PE (Litoral, Mata e Agreste) e 5) Dioceses de PE (Sertão), que trabalharam as perguntas propostas por Pe. Elvis. Quanto ao grupo dos Assessores, tivemos a participação de Pe. Crispim - Assessor Nacional, que através de videoconferência oportunizou trabalhar o papel dos assessores e as propostas da Pastoral Familiar para o Ano Família Amoris Laetitia, Encontro Mundial das Famílias e demais ações para a dinamização da Pastoral Familiar nos Regionais, Dioceses e Paróquias.

 

O período da tarde iniciou com a plenária onde os relatores dos grupos apresentaram os relatórios, que subsidiarão as propostas de reprogramação do plano Pastoral para o ano de 2022. Depois a Assembleia iniciou seu primeiro processo deliberativo. Como primeiro ponto - Atualização do Regimento Interno da Comissão Regional, visto que o atual regimento data de 2014 e necessitava de atualizações para acompanhar as mudanças da Pastoral Familiar. Essa atualização do regimento começou com o envio da primeira versão a todos os casais e assessores diocesanos para sugerirem alterações e acréscimos, estas sugestões compôs o documento de trabalho que todos receberam no início da Assembleia. Foram lidos os artigos, apresentados alterações e votado. Por fim o novo Regimento Interno da CRPF foi aprovado por todos os presentes. Passamos então para o segundo momento deliberativo, a eleição dos novos casais coordenador e vice, para o triênio 2022 – 2024. A primeira votação foi para o casal Coordenador Regional, onde Milton e Lourdes foram reconduzidos ao cargo, passou-se então a eleição da vice coordenação, que após três escrutínios foi eleito o casal Luiz e Dilma, da Diocese de Mossoró-RN. Os casais eleitos junto à Dom Dulcênio e pe. Elvis seguirão planejando e executando a caminhada da Pastoral Familiar para os próximos anos. No final da noite os agentes vivenciaram um momento de descontração e troca de presentes.

No domingo os trabalhos foram reiniciados com a entrega dos certificados do INAPAF aos coordenadores diocesanos, para que façam, em sua Diocese, a entrega dos mesmos aos agentes que participaram da formação no ano em curso. Depois foi relembrada as propostas do Ano Família Amoris Laetitia, e solicitado aos presentes que na vivência das ações da Pastoral Familiar nas Dioceses e Paróquias fossem levadas em consideração, além da vivência do Pilar Caridade. Após foi discutido a reprogramação do Plano Pastoral para o ano de 2022 e ficou decidido o adiamento do 3º Congresso Regional da Pastoral Familiar para o ano de 2023, que será sediado pela diocese de Campina Grande, depois foi apresentado algumas datas do calendário 2022, destacando o 10º Encontro Mundial das Famílias e o 16º Congresso Nacional da Pastoral Familiar, a demais datas do calendário regional serão programadas numa reunião entre os casais coordenadores e vice junto com Pe. Elvis e no mês de dezembro serão enviadas às Comissões Diocesanas. Concluídos esse momento tivemos a participação do casal nacional Luiz e Kathia, que através de uma videoconferência cumprimentou os presentes e externaram a satisfação por todo trabalho realizado pelo Regional nas suas Dioceses e Paróquias, Dom Dulcênio cumprimentou o casal nacional e apresentou os casais eleitos e também o novo assessor regional. Concluindo os trabalhos os agentes participaram da Santa Missa que foi presidida por Dom Dulcênio, os demais padres assessores concelebraram, Diáconos presentes auxiliaram na liturgia e alguns seminaristas de Campina Grande também serviram na celebração.

Ao final da celebração a Comissão Regional presenteou Pe. Ediberto e agradeceu pela sua missão nestes quatro anos como Assessor Regional, a Dom Dulcênio pela passagem de seu aniversário e também Pe. Elvis como acolhida em sua nova missão, e também aos agentes (casais) Diocesanos e Assessores Eclesiásticos, foi entregue uma cruz simbolizando a missão de envio, que cada Comissão Diocesana tem em levar o Evangelho da Família à todas as paróquias do nosso Regional e junto com a Oração à Sagrada Família do Papa Francisco que conclui a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, por fim foi feito um agradecimento a toda Comissão Regional e especialmente ao casal vice Sandro e Lindinalva que estão deixando essa missão.

A Assembleia contou com a participação de 10 Assessores Eclesiásticos, 19 Coordenadores Diocesanos, o casal Flávio e Cristina representando o movimento Equipes de Nossa Senhora e Halisson e Gau representando o ECC e os agentes da Coordenação Executiva Regional.

 

Assessores: Guarabira (Pe. Iran), Campina Grande (Pe. João Paulo), Patos (Pe. Antônio Abreu), Cajazeiras (Pe. Jackson), Olinda e Recife (Diac. Marcelino - delegado), Nazaré (Pe. Ayrton), Palmares (Diac. Josymar - delegado), Pesqueira (Pe. Adjailson Araújo), Petrolina (Pe. José Humberto|), Palmeira dos Índios (Pe. Jean César).

Casais Diocesanos: Natal (Anderson e Aíla), Caicó (Francisco e Ana Maria), Mossoró (Luiz e Dilma), Paraíba (Manoel e Judy), Guarabira (Antonio e Judite), Campina Grande (Geovaneto e Juliana), Patos (Claudio e Avani), Cajazeiras (Gilvaneide), Olinda e Recife (Paulo e Ana Paula), Nazaré (Genivaldo e Lúcia), Palmares (Indalécio e Alda), Caruaru (Willams e Carol), Garanhuns (Bezerra e Socorro), Pesqueira (José Moura e Gorete - delegado), Floresta (Hélio e Rejane), Salgueiro (Gilton e Luzivânia), Petrolina (Genival e Irinalta - delegado), Palmeira dos Índios (Leandro e Synara) e Penedo (Hélio e Élida)

                                    





































 

Nenhum comentário:

Postar um comentário