terça-feira, 20 de novembro de 2018

20ª ASSEMBLEIA REGIONAL DA PASTORAL FAMILIAR


Nos dias 16 a 18 de novembro aconteceu a 20ª Assembleia Regional Nordeste 2 da Pastoral Familiar, nas dependências do Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora da Assunção e do Colégio Marista de Maceió, com a presença de 163 agentes de pastoral de dezoito Dioceses do nosso regional, apenas as Dioceses de Floresta, Pesqueira e Patos não estiveram presentes. O encontro teve início com a acolhida pelo Mons. José Augusto - Vigário Geral da Arquidiocese de Maceió, logo após Dom Dulcênio Fontes, Bispo de Campina Grande e Referencial da Pastoral Familiar proferiu a palestra inicial: Famílias, sois a esperança da Igreja e do Mundo.
 


O segundo dia teve início com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Antônio Muniz, Arcebispo de Maceió. Depois, o momento formativo ficou sob a responsabilidade do Prof. Gonçalo Pontes de João Pessoa, que trabalhou com os presentes a temática: Motivação e Agir Pastoral.



No período da tarde tivemos cinco grupos de trabalho: 1) Assessores e Coordenadores Diocesanos; 2) Núcleo de Formação e Espiritualidade; 3) Setor Pré-matrimonial; 4) Setor Pós matrimonial e 5) Setor Casos Especiais, onde foram discutidos como está a caminhada nas Dioceses e atualização do Plano Pastoral, tanto geral como dos setores.






A noite aconteceu apresentações culturais: A Comissão Arquidiocesana de Maceió apresentou o reisado; depois tivemos a apresentação do pastoril com as crianças assistidas pela Ação Social da Arquidiocese no Juvenópolis e por fim um trio de forró animou a noite.


No domingo a Celebração Eucarística foi presidida por Dom Dulcênio e os trabalho se seguiram com a apresentação da Pastoral da Criança, por Maria Martiniana, sobre o projeto dos 1000 dias. Por fim foi apresentada a avaliação do Plano Pastoral, o calendário de 2019 e a prestação de contas, encerrando-se assim a Assembleia com a bênção de envio pelo Assessor Regional Pe. José Ediberto.
















3 comentários:

  1. Assembleia Regional proporcionou aos agentes da Pastoral Familiar , muitas reflexões sobre as ações pastorais que vem sendo desenvolvidas nas Dioceses .
    Como tb, nos deixou um legado motivacional com grande aprendizagem para caminhada espiritual.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Dom Dulcênio pelo trabalho belíssimo q o senhor continua dedenvolvendo por onde passa. Que nosso bo Deus continue te dando sabedoria p o senjor guiar seu rebanho.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada à todos Deus os abençoe e os guarde, Foi tudo muito bom e rico para nosso crescimento espiritual e Pastoral .Parabéns.

    ResponderExcluir