CONGRESSO DIOCESANO DA FAMÍLIA
CONGRESSO EM CARUARU ABORDARÁ
A VOCAÇÃO E A MISSÃO DA FAMÍLIA
Evento surgiu a partir da provocação
do Papa Francisco durante
o Sínodo Extraordinário sobre a família.
- Congresso aberto ao público ocorrerá entre os dias 20 e 22 de novembro
- Abertura contará com a presença do bispo de Camaçari, Dom João Carlos Petrini
- · Evento promete encaminhar ações concretas às famílias da Diocese de Caruaru
O Papa Francisco, na abertura do Sínodo extraordinário sobre a Família em 2014, ressaltou a importância de reencontrar o passo de uma Igreja pobre e amiga dos pobres. Com este intuito o Papa sugere se voltar ao debate do papel da família, considerada por ele como a escola incomparável de humanidade.
Diante desta necessidade proferida pelo Papa Francisco, a Diocese de Caruaru promove nos dias 20 a 22 de novembro o Congresso Diocesano da Família. A programação vai trazer palestras, testemunhos e oficinas que abordarão as realidades de luzes e sombras que desafiam a vida e a ação missionária da família. A abertura contará com a presença e participação do bispo de Camaçari (BA), Dom João Carlos Petrini, que proferirá a palestra “As conclusões do Sínodo da Família”.
A partir do evento serão encaminhadas ações concretas que possibilitem atingir, de maneira missionária, todas as famílias da Diocese de Caruaru. Os trabalhos realizados terão o objetivo de responder à pergunta: Como caminharmos com os olhos em Jesus na promoção das nossas famílias, diante da realidade e do que a Igreja propõe?
De acordo com o Arcebispo da Diocese de Caruaru, Dom Bernardino Marchió, o Congresso Diocesano da Família tem um sonho: “Que todas as famílias da Diocese possam percorrer os novos caminhos que o Espirito Santo mostra! Que as famílias unidas, constituam a grande família dos filhos de Deus, cujos membros, unidos pelo amor que Jesus trouxe, testemunhem com deveria ser, na terra, a inteira família humana”.
O Congresso é aberto a todos os interessados e ocorrerá no Santuário da Graça. As inscrições, no valor de R$ 45,00, podem ser feitas tanto antecipadamente quanto no dia do início das atividades.
Falando às famílias em sua catequese no ano de 2013, o Papa Francisco afirmou: “Aquilo que mais pesa na vida é a falta de amor. Pesa não receber um sorriso, não ser benquisto. Pesam certos silêncios, às vezes mesmo em família, entre marido e esposa, entre pais e filhos, entre irmãos. Sem amor, a fadiga torna-se mais pesada, intolerável”.
A ideia da família diocesana é responder aos apelos do Papa Francisco nos últimos anos através do reconhecimento das realidades que influenciam nos lares, afim de elaborar um projeto de evangelização da família que leve em consideração a realidade atual eclesial e social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário